Tofo: passeios e valores – roteiro de 4 dias!!!

628 Views 0 Comment

Tofo: passeios e valores – roteiro de 4 dias!!!

Tofo é uma pequena cidade no sudeste de Moçambique. A cidade é uma vila com a maioria das ruas em areia. Fica localizada na costa do Oceano Índico na província de Inhambane.

Passei 4 dias inteiros nessa cidadezinha que conquistou meu coração, ouso a dizer que foi a minha preferida de Moçambique!

Para ver mais fotos dessa viagem e de outras aventuras, acompanhe o Hora na Estrada no Instagram!!! 😉

Eu fiz todos os passeios em Tofo com a @DiversityScuba!

Hospedagem

Na cidade de tofo fiquei hospedada no hotel Turtle Cove, que é um lugar super integrado com a natureza, com deliciosas comidas saudáveis e muitas opções veganas além de aulas diárias de Yoga. Veja post.

Para fazer sua reserva em Tofo acesse o link do Booking!

Chegando em Tofo

Aulas de Surfe em Tofo com o Paulo (responsável pela escola) e Nelsinho instrutor de surfe e guia
  • De Maputo – Inhambane: 480 km.

Esse trajeto fizemos de ônibus: 7 horas de duração. As passagens só conseguimos comprar em Maputo direto na loja da Etrago, no site nem aparece o destino de Inhambane. Cada passagem custou 800 meticais (Equivalente a 13,34 dólares). Ônibus saiu de Maputo as 5h da manhã pontualmente!

  • De Vilanculos – Inhambane: 295 km
  • Há a opção de voos saindo de Vilanculos e Maputo, há um pequeno aeroporto em Inhambane!

Chegamos em Tofo por volta de 12h e fomos recepcionadas pelo Paulo, responsável pela escola de mergulho DiversityScuba.

Nesse primeiro dia almoçamos no hotel Turtle Cove e fomos caminhando pela praia de tofinho até o centro de Tofo. Uns 20 min de caminhada pela praia.

Dia 1 – Mergulho no Salon

No primeiro dia em Tofo fizemos nosso mergulho no Salon com cerca de 14m de profundidade. Nosso instrutor foi o Manuel Pequeno, dive Master responsável pela nossa segurança. Ele conduziu uma recapitulação das principais atividades que foram pauta de nosso check out do curso de Open Dive, que habilita mergulhos até 18m de profundidade.

Tofo – mergulho

Cada certificadora de mergulho possui regras específicas, porém a PADI (certificadora que a DiversityScuba é credenciada) e SDI (certificadora que fui habilitada para open dive) possuem requisitos semelhantes no que tange aos requisitos para obter a certificação.

Tofo – mergulho
  • Recapitulação na piscina: 2 horas
  • Mergulho: 20 min para chegar de bote no Salon (local do mergulho) + 50 min de mergulho ( esse tempo depende do consumo de oxigênio de cada um) e + 20 min pra voltar.
  • Valor: 50 dólares
    • O que você esta pagando: todos os equipamentos necessários para o mergulho (roupa de neoprene, colete para flutuação, cilindro, mascara, nadadeira), instrutor que irá passar as informações do mergulho, água e frutas (para o pós mergulho).

Chegando na escola o Dive Master ainda faz uma reunião para finalizar o mergulho e dizer o que podemos melhorar para os próximos.

Fazendo a recapitulação das técnicas na piscina + o mergulho => programa para 1 dia inteiro!

Dia 2 – Ilha dos Porcos

Esse foi um dos passeios que mais gostei da viagem por isso fiz um post detalhado contando a experiência. Veja post.

Ilha dos Porcos

O passeio sai próximo a praia de Tofo aonde já há um barco e um timoneiro (morador da ilha dos porcos) à nossa espera. Nesse passeio saímos velejando para a Ilha das conchas, depois paramos um outro ponto para fazer snokel e próximo a hora do almoço paramos na Ilha dos Porcos. Na ilha somos recebidos pelo responsável do local, a ilha possui regras específicas de convivência e pouquíssimo contato com a civilização.

Ilha dos Porcos
  • Valor: 3.500 meticais por pessoa (1 dólar = 60 meticais em fev de 2019)
  • Duração: saída às 8h e retorno às 17h.
  • O que está incluso nesse preço:
    • Translado da Diversity até o barco;
    • Guia
    • Equipamentos de snorkel
    • Água e frutas
    • Almoço na ilha dos Porcos + Welcome Drink local (o nosso foi coco fermentado)
Ilha dos Porcos

Dia 3 – Ocean Safari + Aula de Surfe

Tofo – Ocean Safari

Ocean Safari: você já pensou em sair em busca dos animais marinhos de bote?

Pois bem, no ocean safari esse é o passeio! Saímos em um dos botes da @diversityScuba em busca dos animais para fazer mergulhos com snorkel.

Tofo – Ocean Safari

Achei demais esse passeio, primeiro fizemos um Safari no Pilanesberg na África do Sul de carro, agora um safari de bote no mar! Ameiiiiii

  • Valor: 50 dólares
  • Duração: 2 horas
  • O que está incluso nesse valor:
    • instrutores de mergulho
    • bote
    • equipamentos de snorke
    • blusa de lycra com manga comprida e chapéu (para proteção solar)
    • água e coco fresco (de lanche)

Aula de Surfe: são realizadas na praia de Tofo próximo a escola de mergulho. Eu apesar de não saber surfar muito amo esse esporte e sempre que tenho uma oportunidade dou meus “pulinhos”!

Aulas de Surfe em Tofo

As pranchas usadas na aula são de fibra, algumas escolas usam umas de espuma (eu detesto!). A escola possui várias pranchas e de vários tamanhos. Eu usei uma fun 7.2.

Aulas de Surfe em Tofo
Aulas de Surfe em Tofo

A praia de Tofo e Tofinho é referencia mundial no quesito “Ondas perfeitas para Surfar”. Assim que saímos de Tofo um Swel passou por lá e vários surfistas famosos do mundo todo estavam pela região. Se você curte esse esporte vai aproveitar muito! Água quente, transparente e ondas perfeitas!

Aulas de Surfe em Tofo

Dia 4 – Mergulho Manta Reef

Deep Dive – Mergulho profundo!

No último dia demos início a certificação para a habilitação de Deep Dive que permite mergulhos até 30 metros de profundidade. No dia anterior fizemos uma prova escrita após uma aula teórica. O Mata Reef fica mais ou menos no rumo da praia de tofinho. Saímos de bote da praia de tofo e esse percurso não demorou mais que 20 min.

Tofo – mergulho

Aqui é famoso pela maior probabilidade de encontrar Mantas e Tubarões baleia.

Tofo – mergulho

Pelas instruções que recebemos antes de sair é extremamente proibido tocar nos animais. Se alguém tocar, o grupo todo volta imediatamente!

Tofo – Manuel Pequeno instrutor da DiversityScuba
  • Valor: 50 dólares
  • Duração: saída as 7h30 e retorno às 10h.
  • O que você esta pagando: todos os equipamentos necessários para o mergulho (roupa de neoprene, colete para flutuação, cilindro, mascara, nadadeira), instrutor (dive master) que irá passar as informações do mergulho, água e coco fresco (para o pós mergulho).

Lembrando que todos esses valores foram em Fevereiro de 2019.

Tofo – Mergulho com DiversityScuba

Sobre a DiversityScuba

A empresa é constituída pela escola de Mergulho, que oferece várias opções de serviços e um Hotel que fica na beira da Praia de Tofo.

O maior diferencial da DiversityScuba foi, além da simpatia do Paulo, o trabalho social que eles fazem na região. A escola oferece aulas de natação e de mergulho gratuitas para todos os locais, dessa forma, a maioria dos empregados são ex-alunos desse projeto. Isso nos possibilita um contato e convívio maior com a cultura local. Há uma família Diversity!!!

Amei demais essa experiência de conhecer essa cidade e a cultura Moçambicana!!!

Bjs da Hora

E qualquer dúvida, só deixar aqui nos comentários! 😉

0 Comments

Leave a Comment