5 Cachoeiras imperdíveis em São João d’Aliança

Cachoeiras São João da Aliança

A Chapada dos Veadeiros realmente é a queridinha dos brasilienses e das pessoas da região, principalmente pela grande variedade de cachoeiras incríveis concentradas no nosso Cerrado! Mas, mesmo assim, São João d’Aliança ainda passa despercebido por alguns viajantes que frequentam a região. Por conta disso, trouxe para vocês uma lista com os 4 melhores atrativos da região, que são de tirar o fôlego a qualquer um.

São João da Aliança
São João da Aliança

Este post é para você, aventureiro/a que está pensando em ir pela primeira vez ou vai revisitar a região querendo descobrir novos destinos e possibilidades de curtir tudo que o lugar pode oferecer!

Onde fica

Para começar, a localização do município se encontra a 154 km de Brasília, e conta com uma estrada relativamente boa, mas em alguns trechos é preciso atravessar por estradas de terra até os atrativos. Por isso, dependendo da época do ano pode ser mais difícil o acesso por conta de muita chuva.

Em média, o trajeto partindo do DF, dura aproximadamente 2 horas!

1. Cachoeira do Label

 Ela é maior queda d’ água do Goiás, com 187 metros e ainda se encontra entre a lista das 6 maiores cachoeiras do país! Ela fica na reserva Bellatrix, uma área particular do patrimônio natural que foi aberto há pouco tempo para a visitação. Ela fica a 25 km de São João d’Aliança.

Cachoeira do Label
Cachoeira do Label

A trilha é de 1,8 km, com os últimos 200 metros sendo os mais difíceis do trajeto, mas mesmo assim a dificuldade dela é considerada moderada. Uma característica que eu destaco é que por ser um lugar novo e não tão conhecido, a preservação dele é muito alta, o que faz este atrativo ser ainda mais especial! E claro, como visitantes nós queremos sempre contribuir para a manutenção dessa e outras belezas naturais, não é?

O acesso custa 30 reais por pessoa. No local é oferecido almoço, e o espaço também conta com uma área de camping!

Realmente, qualquer foto não faz jus ao sentimento de chegar diante dela no poço de água esverdeada, a sua magnitude é impressionante!!!

2. Cachoeira do Bonito

Esta cachoeira é uma beleza que só. A trilha tem menos de 1 km e é bem fácil, rapidamente você chega nas águas cristalinas e esverdeadas deste lugar que faz jus ao seu nome! Por causa do acesso facilitado, ela é perfeita para ir com crianças ou com pessoas que têm a mobilidade reduzida!

Cachoeira do Bonito
Cachoeira do Bonito

Ela fica há uns 11 km do centro do município. Para o acesso é cobrado um valor de 20 reais por pessoa.

3. Complexo de Cachoeiras Veadeiros

Ele se localiza no Sitio Divino Espírito Santo, a 12 km do centro da cidade. O complexo conta com 2 km de trilha ida e volta, com 3 cachoeiras no meio do percurso! A dificuldade é moderada a difícil. Não precisa de carro 4×4 para chegar até o local.

Complexo dos Veadeiros
Complexo dos Veadeiros

Umas das partes mais bonitas do trajeto se encontra na segunda cachoeira, chamada de Veadeiros II, pois uma das poças d’água esta localizada de uma forma que temos a sensação de estar numa piscina com borda infinita com vista ao Vale do Paranã, é lindo demais!!

Complexo dos Veadeiros
Complexo dos Veadeiros

O custo da visitação é de 30 reais por pessoa e, por enquanto, não há a opção de alimentação no local, então leve o seu lanche! No instagram @complexoveadeiros você pode achar mais informações!

4. Bocaina do Farias

Com certeza um dos lugares mais incríveis da região! A trilha passa por dentro de um cânion, que é atravessado por um rio que percorre o fundo, entre as paredes de pedra que vão oscilando entre ficar largas e estreitas. A duração dela é de 6 km (ida e volta), com partes da trilha onde a água fica até o joelho, e o último trecho se faz nadando até chegar a cachoeira Toca da Andorinha que fica no final! É uma experiência bem diferente das outras trilhas que podem ser feitas em outros lugares da Chapada dos Veadeiros, recomendo demais!

Cânion Bocaina do Farias
Cânion Bocaina do Farias

A dificuldade é de moderada a difícil, mas vale cada segundo! Ela se localiza 52 km de São João d’Aliança, sendo que os 2 km só são possíveis de fazer com o carro 4×4.

Veja este post com todas as informações detalhadas sobre a Bocaina do Farias AQUI!

5. Cachoeira do Dominguinhos

Fica a apenas 6km do centro de São João da Aliança, sendo cerca de 4km em estrada de terra. Basta seguir as placas Pousada Rural Chik (fica uns metros após essa pousada).

Os atrativos naturais são formados por pequenas cascatas e piscinas naturais no Rio Carestia. Para chegar até os poço praticamente não há trilha.

Cachoeira do Dominguinhos
Cachoeira do Dominguinhos

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja outra dicas da Chapada dos Veadeiros aqui!

Para acompanhar outras dicas e viagens me siga no Instagram: @Horanaestrada

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *